Secretaria de Saúde oferece educação e testagem em evento para motociclistas - NOTÍCIAS DO DF

Page Nav

HIDE

Secretaria de Saúde oferece educação e testagem em evento para motociclistas

Objetivo é conscientizar o público em relação a questões de ergonomia, uso adequado de equipamentos de proteção, entre outros Larissa Lustoz...


Objetivo é conscientizar o público em relação a questões de ergonomia, uso adequado de equipamentos de proteção, entre outros


Larissa Lustoza, da Agência Saúde-DF | Edição: Camila Rodrigues

Nesta quinta-feira (15), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) participou de ação de conscientização promovida pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF), pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e pela Universidade de Brasília (UnB), o evento “Saúde Única - Cuidado com os Motociclistas: Um olhar sobre saúde, trânsito e meio ambiente”, que ocorreu no estacionamento do Eixo Cultural Ibero-Americano.

A SES-DF realizou o acolhimento dos motociclistas, aplicando questionários sobre os riscos e demandas, assim como ofereceu orientações de saúde. Foto: Jhonatan Cantarelle | Agência Saúde.

Durante a ação, a SES-DF realizou o acolhimento dos motociclistas, aplicando questionários sobre os riscos e demandas, assim como ofereceu orientações de saúde, tanto de direção defensiva quanto de alimentação saudável. Segundo o subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos, o objetivo foi realizar um trabalho educativo. “Trouxemos educação e conscientização em relação à saúde do trabalhador, a manter uma ergonomia adequada e sobre a direção defensiva, trazendo essa perspectiva do risco, da prevenção e do que um acidente representa para a saúde em geral”, explicou.

A motociclista Carla Cristiane Capuzo, 55, aproveitou para participar de palestras e realizar o teste de audiometria, promovido por estudantes e professores do curso de Fonoaudiologia da UnB. “A gente aprende muito neste tipo de evento, tira dúvidas e realiza uma troca de conhecimentos. Se todo motoqueiro, motociclista, entregador participasse, aprenderia muito mais a dar valor à vida”, declarou.

A motociclista Carla Cristiane Capuzo, 55, aproveitou o evento: "A gente aprende muito, tira dúvida e realiza uma troca de conhecimentos".
Foto: Jhonatan Cantarelle | Agência Saúde.

Entre os tópicos de saúde, o cuidado com os equipamentos de proteção e a ergonomia foram ressaltados. “Reforçamos a importância da ergonomia, que muitos andam com a bag [bolsa comumente utilizada por entregadores] e, que se não for bem utilizada, podem causar danos. Também viemos atentá-los sobre o uso adequado dos EPIs [Equipamento de Proteção Individual], como capacetes”, detalhou a diretora de Saúde do Trabalhador, Elaine Morelo.

Acidentes

Segundo dados do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest-DF), em 2023, foram registrados cerca de 300 acidentes envolvendo motofretistas — trabalhadores que usam a motocicleta para entrega de produtos. E até 31 de julho de 2024, foram registrados cerca de 200 acidentes. As notificações são referentes a vítimas levadas aos hospitais, onde são realizados os registros.
Segundo dados do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest-DF), até 31 de julho, foram registrados por volta de 200 acidentes. Foto: Jhonatan Cantarelle | Agência Saúde DF

Para a gerente do Cerest, Juliana Moura da Silva, o aumento de registros ocorre pela conscientização dos profissionais de saúde ao realizar a notificação. “Precisamos das notificações para ter conhecimento do perfil de morbimortalidade da população trabalhadora, no caso dos motofretistas. Precisamos destes dados para estudar como diminuir ou eliminar o risco, dentre outras coisas, como por exemplo a exposição ao ruído”, explicou.

Nenhum comentário