Documento referente a 2023-2025 visa implantar um conjunto de práticas gerenciais que permitam atingir resultados relevantes, como redução d...
Documento referente a 2023-2025 visa implantar um conjunto de práticas gerenciais que permitam atingir resultados relevantes, como redução dos índices de criminalidade e aumento da sensação de segurança
Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP) publicou nesta sexta-feira (26) o plano estratégico da pasta para o período 2023-2025, estabelecendo diretrizes, componentes e artefatos essenciais para a implantação da identidade estratégica da secretaria. Trata-se de uma ferramenta que possibilita a escolha de um conjunto de práticas gerenciais focadas na obtenção de resultados relevantes.
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP) publicou nesta sexta-feira (26) o plano estratégico da pasta para o período 2023-2025, estabelecendo diretrizes, componentes e artefatos essenciais para a implantação da identidade estratégica da secretaria. Trata-se de uma ferramenta que possibilita a escolha de um conjunto de práticas gerenciais focadas na obtenção de resultados relevantes.
Compete à SSP coordenar e supervisionar o emprego operacional da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Trânsito | Foto: Divulgação/ SSP-DF
O programa DF Mais Seguro – Segurança Integral, lançado em novembro do ano passado, é um exemplo de efetivação do planejamento estratégico do órgão. Estruturada em conjunto com o desenvolvimento do plano estratégico, a iniciativa está baseada na articulação com a sociedade civil e na atuação conjugada entre órgãos e entidades governamentais e não governamentais.
“Trata-se de um instrumento que harmoniza com as políticas nacionais e distritais de segurança pública; é um planejamento único, que se traduz em mais facilidade de coordenação interna” Ivan Martins, chefe da Assessoria de Gestão Estratégica e Projetos da SSP
O DF Mais Seguro – Segurança Integral é composto por cinco eixos de segurança integral que priorizam projetos, ações e serviços com o objetivo de promover resultados diretos e ou indiretos na redução sustentável dos índices de criminalidade e violência, no aumento da sensação de segurança e na melhoria das condições sociais gerais da sociedade, com a promoção de direitos humanos.
“Gestão é fazer escolhas. Com essas definições, podemos concentrar esforços e produzir os resultados que a sociedade espera. Na prática, isso se traduz na constante queda dos índices de criminalidade e na sensação de segurança da população. Nossas ações e projetos foram reformulados de forma a ampliar a participação da sociedade no debate e nas decisões. Estamos empenhados para que o DF continue sendo referência em segurança e qualidade de vida por meio das políticas de integralidade e do apoio do governador Ibaneis Rocha”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
Compete à SSP propor e implementar a política de segurança pública fixada pelo governador do Distrito Federal, objetivando a racionalização dos meios e a eficácia do Sistema de Segurança Pública.
Para tanto, o órgão planeja, coordena e supervisiona o emprego operacional da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e do Detran, sem interferir na autonomia funcional, administrativa e financeira dessas instituições.
A pasta também atua junto aos demais setores do governo e da sociedade civil para colocar em prática projetos de enfrentamento ao crime e à violência por meio de ações preventivas e de participação comunitária, bem como de repressão qualificada, visando à proteção social e à melhoria da qualidade de vida da população.
De acordo com o chefe da Assessoria de Gestão Estratégica e Projetos da SSP, Ivan Martins, o plano estratégico é o próprio DF Mais Seguro – Segurança Integral. “Trata-se de um instrumento que harmoniza com as políticas nacionais e distritais de segurança pública; é um planejamento único, que se traduz em mais facilidade de coordenação interna. Além de aprovar o plano estratégico, a partir de agora, os planos anuais de eventos e de capacitações foram formalmente incorporados à elaboração do planejamento, o que seguirá sendo adotado nos próximos biênios”, explicou.
Para mais informações, acesse o site do programa DF Mais Seguro – Segurança Integral.
*Com informações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal
Nenhum comentário