A voz das mulheres com Renata d’Aguiar no "A voz do Povo". - NOTÍCIAS DO DF

Page Nav

HIDE

A voz das mulheres com Renata d’Aguiar no "A voz do Povo".

  Em meio a uma conversa descontraída, no Programa a Voz do Povo DF, Lelio Soares, Mestre Gilvan e Renata d’Aguiar convidaram a população do...

 


Em meio a uma conversa descontraída, no Programa a Voz do Povo DF, Lelio Soares, Mestre Gilvan e Renata d’Aguiar convidaram a população do DF para um movimento pró absorvente social, com objetivo de contribuir para a implementação da Lei 6779/2021, sancionada no início desse ano pelo governador, que prevê a doação gratuita de absorventes para mulheres em vulnerabilidade, meninas de escolas públicas e presidiárias.Na oportunidade, deixaram claro que não estavam discutindo ideologia, mas defendendo uma política pública essencial para muitas mulheres do DF.

“ 1 em cada 4 meninas deixa de ir para escola por estar em seu período menstrual.
As jovens chegam a faltar em média 45 dias por ano.
O que é um grande atraso para a educação das meninas.” - destacou Renata
Algumas iniciativas têm sido adotadas em todo o país para amenizar a chamada “pobreza menstrual”.
Em BH, uma jovem que já havia passado por grandes constrangimentos decidiu comprar uma máquina de costura e começou a produzir absorventes ecológicos para doar para as mulheres.
“O terceiro setor pode ser um grande parceiro do governo do DF para a implementação dessa política pública aqui no Distrito Federal”. - sugeriu o Mestre Gilvan
Lelio Soares considerou a participação da fábrica social na produção de absorventes ecológicos.
“ Poderia ser uma possibilidade para atendermos as mulheres que tanto precisam desse item aqui no DF.
O importante é pensarmos juntos em soluções.” - pontuou Soares.
Apesar da lei sancionada em janeiro representar um importante passo para a implementação da medida, o programa de doação dos absorventes ainda não chegou para a população Brasiliense.
No dia 18 de outubro, o GDF lançou a campanha “Dignidade Feminina”, liderada pela Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUS) em parceria com as demais Secretarias coordenadas por mulheres e com o setor privado, com objetivo de contribuir para a implementação da lei.
Com foco em amenizar esse quadro, a Câmara Legislativa aprovou a lei 2237/21, no dia 6 de outubro,para redução do ICMS que incide sobre itens da cesta básica e abrange os absorventes.
A norma passa a valer a partir de 2022.
O próximo programa foi batizado com um nome especial para incentivar esse movimento de União no DF, em prol da nossa população feminina que está na expectativa por não ter mais que utilizar produtos inadequados, como miolo de pão, meias, jornais, sacolas plásticas, roupas velhas, para estancar o fluxo durante seu período menstrual.
O novo Programa A Voz das Mulheres do DF, com Lelio Soares, Mestre Gilvan e Renata d’Aguiar vai ao ar nesta segunda-feira às 16 horas e contará com a presença da Secretária de Justiça e Cidadania do GDF, Marcela Passamani, para falar sobre a campanha Dignidade Feminina. Poderá ser assistido pelo link https://www.youtube.com/watch?v=ltxfsFjX5wU, a partir das 16 horas do dia 25 de outubro.
“ O programa será realizado até que consigamos ver nossa população atendida. Nosso principal foco é contribuir, sobretudo com a participação da sociedade.” - finalizou Renata

Nenhum comentário