Frota registra quase 90 mil atendimentos por dia, garantindo acesso à educação para milhares de alunos Por Agência Brasília* | Edição: Chico...
Frota registra quase 90 mil atendimentos por dia, garantindo acesso à educação para milhares de alunos
Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto
Quando somadas as atividades extracurriculares, o número chega a quase 90 mil atendimentos por dia. O serviço contempla estudantes que vivem em áreas rurais ou de difícil acesso ao transporte público convencional. Em muitos casos, representa a única alternativa para que os alunos frequentem a escola regularmente.
“Hoje, mais de 70% dos nossos ônibus são novos e contam com monitores dentro dos veículos, o que dá uma tranquilidade enorme para as famílias”, afirma a subsecretária de Apoio às Políticas Educacionais da Secretaria de Educação, Fernanda Mateus.
Estudantes que vivem em regiões urbanas e têm idade acima de 12 anos, por exemplo, costumam utilizar o passe estudantil gratuito para o transporte público coletivo. Já aqueles em localidades afastadas ou sem acesso fácil a linhas regulares contam com o transporte escolar direto.
Fernanda Mateus explica que a adesão a esses ônibus depende de um processo simples, mas essencial: o cadastro na escola. “O primeiro contato tem que ser feito com a unidade escolar”, orienta. “É necessário apresentar a documentação correta na secretaria da escola e se cadastrar. Assim, garantimos que o transporte seja destinado a quem realmente precisa, de acordo com os critérios estabelecidos”.
Em casos de mudança de endereço, reforça a subsecretária, é fundamental que as famílias informem a escola para a reavaliação do percurso e redirecionamento do ponto de embarque. “Muitas famílias mudam e não atualizam as informações”, comenta. “É preciso procurar a escola nova, verificar se há direito ao transporte escolar na nova localidade e apresentar os documentos exigidos”.
*Com informações da Secretaria de Educação
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