Aeronave do Corpo de Bombeiros atua em parceria com Samu-DF para agilizar resgate aeromédico e transplante de órgãos Larissa Lustoza, da Agê...
Aeronave do Corpo de Bombeiros atua em parceria com Samu-DF para agilizar resgate aeromédico e transplante de órgãos
Larissa Lustoza, da Agência Saúde-DF | Edição: Fabyanne Nabofarzan
Nesta quarta-feira (22), foi entregue um novo helicóptero ao Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), que servirá para o atendimento de socorro, atendimento pré-hospitalar e também auxiliará no transporte de órgãos. No Distrito Federal, o CBMDF e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-DF) atuam em conjunto, há mais de 15 anos, no resgate aeromédico, demonstrando a força da parceria entre as duas instituições.
A Secretaria de Saúde (SES-DF) e o CBMDF possuem uma parceira em que a pasta da Saúde aloca recursos para apoio, manutenção, combustível e insumos das aeronaves e dos equipamentos da força militar.

Para a secretária de Saúde (SES-DF), Lucilene Florêncio, as aeronaves representam o compromisso com a segurança e saúde da população. “Temos orgulho em fazer parte desta tecnologia de ponta para salvar vidas. A incorporação desse novo helicóptero permitirá reduzir significativamente os tempos de resposta e melhorar a assistência pré-hospitalar”, afirmou.
De acordo com a governadora em exercício, Celina Leão, as forças de segurança do DF se destacam por atuar com disciplina, ética, coragem e força, principalmente na linha de frente em diversos momentos, como durante o aumento de casos de dengue e na pandemia de Covid-19. “Estamos evitando muitas mortes. Nós estamos dando vida às pessoas. Estamos evitando que se percam órgãos, para que pessoas tenham transplante. Nós estamos evitando que pessoas por dois minutos, um minuto, 20 minutos, consigam ter vida”, declarou.
O comandante do CBMDF, coronel Leandro Raslan, reforçou que os helicópteros vêm para aumentar a celeridade dos atendimentos e que o recurso será bem utilizado. “O tempo de ligação do 193 e do socorro chegar é o tempo entre a vida e a morte. Às vezes, o socorro terrestre não permite tanta velocidade”, explicou.
Destacando os outros investimentos em segurança, o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, destacou a importância e a reputação dos bombeiros na população. “Um dos mais queridos são os bombeiros e não injustamente, porque o trabalho que fazem e a disponibilidade que têm impressionam toda a população”, enfatizou. “É importante dizer que a Secretaria de Saúde faz um uso muito grande desse tipo de ferramenta, porque o pronto atendimento relacionado a acidente de trânsito permite que possamos salvar a vida de pessoas feridas ou até o transporte rápido de órgãos”, acrescentou.
Sobre o helicóptero
A aeronave é do modelo Airbus H125 Esquilo, fabricado pela Helibras em Itajubá (MG). O helicóptero tem capacidade de efetuar múltiplas missões, desde resgate e salvamento, atuação em incêndios florestais e atendimento pré-hospitalar aeromédico. Além disso, é equipado com instrumentos e acessórios para voo diurno e noturno. Destinada ao Comando de Aviação (Comav) do CBMDF, atualmente é operada pelo 1º Esquadrão de Aviação (1º Esav).
(Com informações da Agência Brasília)
Nenhum comentário