Covid-19: GDF demonstra preocupação com número de mortes no DF - NOTÍCIAS DO DF

Page Nav

HIDE

Covid-19: GDF demonstra preocupação com número de mortes no DF

  O GDF tem feito alertas sobre os riscos de crescimento acelerado da covid-19 na capital e apresentado ações contra a pandemia. O momento é...

 


O GDF tem feito alertas sobre os riscos de crescimento acelerado da covid-19 na capital e apresentado ações contra a pandemia. O momento é de preocupação. Há a vacina no horizonte, mas sem definições claras no plano nacional — que será seguido pelo Executivo local — as consequências de a pandemia sair do controle podem ser drásticas. Dados do Ministério da Saúde mostram que o DF é a segunda unidade da federação com maior coeficiente de mortalidade por causa da doença.

Vacina

O secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, reúne-se hoje com representantes do Ministério da Saúde. Vai apresentar resultados e os planejamentos do Distrito Federal para a vacinação. Alguns governadores também devem se encontrar com integrantes da pasta para cobrar agilidade na disponibilização da vacina.

Sem armas

O governador Ibaneis Rocha (MDB) vetou integralmente projeto de lei aprovado pela Câmara Legislativa que previa que agentes socioeducativos do Distrito Federal tivessem porte de arma de fogo. O texto era do distrital Reginaldo Sardinha (Avante). Em junho, a Procuradoria-Geral da República se manifestou sobre norma semelhante do Rio de Janeiro e avaliou que a medida era inconstitucional.

Prorrogação

A Ordem dos Advogados do Brasil no DF decidiu prorrogar para 1º de fevereiro o prazo para pagamento da anuidade com desconto e da primeira parcela. Também foi adiada a data limite para adesão ao programa de pagamento de atrasados, Recupera-DF. A ideia é dar fôlego para os advogados — que tiveram, como outras categorias, um ano complicado em 2020 — quitarem os débitos.

Turismo e lazer

O GDF tem apostado no retorno de atividades turísticas no DF. A comunicação do governo local frisou em algumas oportunidades a possibilidade de passeios e visitas que poderiam ser feitas sem que as normas sanitárias fossem quebradas. Entre as opções estão as visitas guiadas ao Zoológico, a iluminação na região central, o Centro Histórico de Planaltina e a Casa do Cantador, em Ceilândia.

Carteira de motorista antes dos 18 anos

Um projeto de lei que tramita na Câmara Legislativa quer que jovens do DF possam começar aulas teóricas para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) três meses antes de completarem 18 anos. Segundo o autor da proposta, o distrital Hermeto (MDB), a medida poderia ajudar no ingresso dessas pessoas no mercado de trabalho. Resta saber se uma mudança assim é constitucional…

Só papos

“Todos os estados receberão simultaneamente as vacinas, no mesmo dia. A vacinação vai começar no dia D e na hora H.”
Eduardo Pazuello, ministro da Saúde

“A vacinação vai começar no dia D, na hora H’, disse o ministro incompetente e despreparado. Responsável, junto com Bolsonaro, pelas milhares de mortes diárias de brasileiros e brasileiras por covid-19”
Ciro Gomes (PDT), candidato à presidência da República em 2018


Fonte: Eixo Capital/Correio Braziliense 

Nenhum comentário