Eleições municipais deste ano podem ser prorrogadas por causa do coronavírus - NOTÍCIAS DO DF

Page Nav

HIDE

Eleições municipais deste ano podem ser prorrogadas por causa do coronavírus

Rodrigo Maia, presidente da Câmara afirmou que maioria dos líderes defende mudança da data, mas desde que mandatos atuais não invadam janeir...



Rodrigo Maia, presidente da Câmara afirmou que maioria dos líderes defende mudança da data, mas desde que mandatos atuais não invadam janeiro de 2021

O Congresso Nacional discutirá o adiamento das eleições municipais deste ano – sem prorrogar o mandato dos atuais prefeitos. A informação foi dada nesta terça-feira (19) pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O adiamento seria uma prevenção por conta da pandemia do novo coronavírus.
Segundo o presidente da Câmara, a maioria dos líderes da Casa defende o adiamento, desde que os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores não sejam prorrogados. O primeiro turno das eleições está marcado para 4 de outubro e o segundo turno, se houver, para o dia 25 do mesmo mês.
Maia afirmou que o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP), deve criar um grupo de trabalho conjunto, formado por deputados e senadores, para decidir sobre a questão.
“O presidente Davi vai construir um grupo com a Câmara para que possamos discutir a questão da data da eleição, se nós vamos mantê-la no mesmo dia ou se a decisão do Parlamento vai ser modificá-la dentro do próprio mandato numa outra data. Então, seria o adiamento da eleição sem prorrogação de mandato”, afirmou Maia.
“Isso, eu vi ontem na discussão com os líderes, que é uma posição quase de unanimidade. A maioria dos parlamentares entende que podemos ter o adiamento, mas não devemos ter a prorrogação de nenhum mandato”, acrescentou o presidente da Câmara.
Segundo Maia, o grupo pretende tratar da questão também com o próximo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso. 
O ministro assumirá o comando da Corte dia 25 de maio.

Nenhum comentário